317171070116

896 palavras 4 páginas
Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Elas se contrastam com as veias, que carregam sangue em direção aos átrios do coração.
O sistema circulatório é extremamente importante para a manutenção da vida. O seu funcionamento adequado é responsável por levar oxigênio e nutrientes para todas as células, assim como remover dióxido de carbono (CO2) e produtos metabólicos, manter o pH ótimo, e a mobilidade dos elementos, proteínas e células do sistema imune. As duas principais causas de morte em países desenvolvidos, o infarto do miocárdio e o ataque cardíaco, podem ser resultado direto de um sistema arterial que tenha sido lentamente e progressivamente comprometido pelos anos de deterioração (veja arteriosclerose).
Tipos de artérias[editar | editar código-fonte]
Existem três tipos de artérias, são estas: arteríolas, artérias de médio calibre e artérias de grande calibre.
Arteríolas[editar | editar código-fonte]
As arteríolas são, as menores ramificações das artérias e possuem de até no máximo cinco camadas de tecido muscular liso (músculo liso). possuem um endotélio revestindo o lúmen e uma limitante elástica interna. As camadas média e adventícia se encontram fundidas com tecido conjuntivo, sem uma limitante elástica externa delimitante na microscopia ótica. Ajudam a regular a pressão sanguínea e levar sangue aos capilares.
Artérias de médio calibre[editar | editar código-fonte]
As artérias de médio calibre são compostas de cinco ao mais camadas de músculo liso, geralmente até 40 camadas. possui uma limitante elástica externa vista à microscopia óptica e a camada adventícia pode ainda conter tecido conjuntivo frouxo.
Artérias de grande calibre[editar | editar código-fonte]
As artérias de grande calibre diferentemente dos outros tipos de artérias, ela não possui músculo liso, apenas na camada média fibras elásticas . Na camada adventícia pode-se encontrar tecido conjuntivo

Relacionados