31585 37043 Estudos Socioculturais

1202 palavras 5 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.Acesso em: 25 fev. 2015. Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0)

Reposta:
Utilizando a visão de Marx para interpretar a realidade apresenta na reportagem e nas demais pesquisadas, devemos lembrar que a sociedade depende do estágio de desenvolvimento social, de suas forças produtivas e das relações sociais de produção. Seguindo as ideias sociológicas de Marx, na sociedade atual, vende-se a própria força de trabalho como mercadoria, mas é uma mercadoria produtora de mercadorias, multiplicadora de dinheiro. A força de trabalho é a única mercadoria que pode produzir valor, uma parte desse trabalho excedente, é trabalho não pago e passa a integrar o capital, transformando-se em riqueza. No capitalismo, esse trabalho excedente assume a forma de mais-valia, expressão do grau de exploração da força de trabalho pelo capital. Considerada por sociólogos a alma do capitalismo, pois produz, na teoria e na prática, a desigualdade e os antagonismos sociais.
O trabalhador livre vende a sua força de trabalho pelo valor de um determinado salário. Mas vale lembrar que o força de trabalho nem sempre foi uma mercadoria assalariada. O escravo, por exemplo não vende sua força

Relacionados

  • 31585 37043 Estudos Socioculturais
    1491 palavras | 6 páginas