31460 36875 Ad Controle Interno Administracao Publica

436 palavras 2 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Controle Interno na Administração Pública
Curso:
Professor:
Nome do estudante:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Sá (2002, p. 44), destaca como objetos da Auditoria Governamental, a lei orçamentária anual, os orçamentos plurianuais de investimentos e a abertura de créditos adicionais, que, na verdade, contemplam especificamente as leis do Orçamento Público, pois, é neste que são previstas a receitas e fixadas às despesas necessárias à manutenção das ações e serviços públicos.

Que procedimentos de Controle Interno você destacaria para o acompanhamento das despesas? (3,5 pontos)

RESPOSTA: Procedimentos fundamentais para o acompanhamento seria o controle interno por setores ou departamentos, segregação de funções, sistema de autorização e aprovação, determinação de funções de responsabilidade, rotação de funcionários, manutenção de contas de controle, entre outras.

2. Um dos critérios indispensáveis de serem observados para a efetivação do Princípio da Materialidade consiste nos padrões de comparação. Qual a finalidade e a influência desses padrões em relação ao Controle Interno? (3,0 pontos)

RESPOSTA: A finalidade desse critério seria alcançar os objetivos com o menor custo possível, ou seja, seria comparar os benefícios com os custos para obte-los, de forma que seriam inviáveis tais benefícios se os custos para sua obtenção forem maiores.
Em outras palavras, pode-se dizer que tanto o agente do controle interno como o auditor, seja interno ou externo, precisam ter visão critica não só quanto aos resultados que suas ações podem oferecer, mas também do quanto representara em custos o seu trabalho, ou seja, as questões relativas à

Relacionados