3144143311

3055 palavras 13 páginas
Sociedade de Arrendamento Mercantil Leasing

SÃO PAULO
2013

Introdução

Leasing é denominado como arrendamento mercantil, e consiste em uma operação na qual o arrendador cede ao arrendatário à posse de determinado bem por prazo certo. Ao final deste período, o arrendatário poderá optar por três escolhas: renovar o vínculo, devolver o bem ou adquiri-lo em definitivo. Em resumo podemos definir o leasing por um aluguel com opção de compra. O Valor Residual Garantido (VRG) é o saldo a ser pago para que o consumidor fique com o bem após o término do leasing. O VRG pode ser pago antecipadamente (no início do contrato), diluído, junto às prestações, ou então no fim do acordo.
O leasing tem prazo mínimo de dois anos (24 meses) para bens com vida útil de até cinco anos ou três anos (36 meses) para os demais tipos.
Em uma breve definição podemos dizer que Leasing / arrendamento Mercantil é um contrato, firmado entre duas ou mais pessoas, determinando a utilização de um bem, por um tempo pré determinado e sua forma de pagamento.

O Leasing e sua história.

Em Atenas podemos encontrar uma das formas mais simples de leasing, sobre as minas de propriedade dos Estados, era pago um valor anual ao Estado para a exploração da mina, pelos arrendatários e ainda poderia ceder o direito de exploração.
As minas de ouro e de prata em Thaos e laurium, cidades gregas antigas, eram exploradas desta forma. Leasings, perpétuas em terras aráveis da península de Ática eram mencionadas em listas de propriedades por oradores gregos, aproximadamente 500 anos antes de Cristo. Atualmente, na Inglaterra, existem famílias que se utilizam do arrendamento, com suas terras, fruto do leasing utilizado durante o passado.
Nos EUA, o leasing foi implementado a partir de 1700, em Baltimore e Filadélfia, consistente pelos colonos ingleses, derivando sua forma atual.
As empresas

Relacionados