314247580116

1073 palavras 5 páginas
Mariana Pereira Nocera Alves Machado

As Grandes Navegações
Espanholas
Trabalho apresentado à UNIFRAN
Para o curso de História-SEM
Disciplina: História da América

Franca-SP
2013
As grandes navegações espanholas
Introdução
A Espanha se lançou na aventura das grandes navegações com sua primeira viagem marítima em 1492 com Cristovão Colombo. É interessante que a Espanha teve um atraso na busca de uma rota para o comércio de especiarias levando em conta que Portugal já tinha se lançado anos antes ao invadirem Ceuta, no Reino de Fez, em 1.415. Foram vários motivos que levaram a Espanha a esse atraso na busca de uma rota que não passasse pelo Mediterrâneo, um deles foi a prioridade que eles tinham em reconquistar a Península Ibérica. Outro motivo foi a unificação tardia dos reinos cristãos, com o casamento de Fernando de Aragão e Isabel de Castela, dando origem a unificação da Espanha.
Neste trabalho serão apresentadas as motivações que levaram os europeus a chegarem à América, dando destaque de como Cristovão Colombo levou seu polêmico projeto até a aprovação da Coroa espanhola para financiar suas navegações.
Nova rota para as Índias ou novas terras Os países europeus que almejassem comprar especiarias no século XV (açafrão, canela, pimenta, gengibre e outros temperos), só poderiam recorrer aos comerciantes de Veneza ou de Genova, pois, os mesmos, tinham um monopólio dos tais produtos. Os burgueses italianos tinham acesso aos mercados orientais, na qual a Índia era a principal produtora. Com esse privilégio, os italianos cobravam taxas exorbitantes por essas especiarias do Oriente, pois o canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do Oriente era o mar Mediterrâneo, na qual era dominado pelos italianos. Com essa situação, encontrar um novo caminho para as Índias, mesmo sendo uma tarefa complicada, era muito cobiçado. Para também entrarem nesse interessante comércio e ter bons lucros, Espanha e Portugal desejavam ter um acesso às fontes

Relacionados