31335597

641 palavras 3 páginas
Consumo Sustentável

Todo o ser humano de nosso tempo necessita e deseja consumir bens e serviços que facilitem a sua vida, e o faça se sentir bem e respeitado perante o outro. As fábricas nunca produziram tanto para vários pontos globais de distribuição e a geração de riqueza tem sido casa vez maior, por outro lado, percebe-se profundas disparidades sociais e perdas irreversíveis nos diversos ecossistemas do planeta.
Nesse contexto, já a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), realizada no Rio de Janeiro, o termo consumo sustentável surgiu do pensamento a respeito do desenvolvimento sustentável referido na Agenda 21. A Agenda 21 aborda sobre as necessárias ações referentes ao equilíbrio do meio ambiente e de mudanças de padrões de consumo, manejo de recursos naturais, resíduos e saneamento, principalmente, no setor de comércio e indústria.
Segundo o capítulo 4 da Agenda 21:
“Enquanto a pobreza tem como resultado determinados tipos de pressão ambiental, as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial são os padrões insustentáveis de consumo e produção, especialmente nos países industrializados. Motivo de séria preocupação, tais padrões de consumo e produção provocam o agravamento da pobreza e dos desequilíbrios”
Apesar das necessidades e desejos dos consumidores e do ritmo de produção das empresas, todos são “convidados” a cumprir a missão de gerir e consumir num mercado pautado pela reciclagem e seguir um novo estilo de vida e de padrões de consumo, missão que deve ser assumida por governos, instituições e por parte de toda população. Afinal, qual a quantidade de água que você consome para beber, lavar e escovar os dentes, por exemplo? Qual a quantidade de papel você desperdiça e joga no lixo? Você consome pensando no custo/benefício financeiro e ambiental? Você consome o que realmente precisa ou o que é sugerido nas campanhas publicitárias veiculadas nos veículos de massa e

Relacionados