311295310124

1917 palavras 8 páginas
SCRAPBOOK
A Arte de decorar álbuns de fotografias Guia do professor

Introdução
As lembranças são fundamentais para a elaboração da História de um País, de instituições, de clubes ou de pessoas. A elaboração da História depende da pesquisa e análise de registros em documentos escritos, imagens ou fotografias e depoimentos pessoais (diários, agendas, entre outros). A história registrada é a base para a análise de vida para as futuras e atuais gerações. A análise da História pode, conseqüentemente, servir como apoio para mudanças. “Um País sem memória não se modifica, repete os seus próprios erros”.
Desde o surgimento da fotografia (1839), momentos especiais e imagens de pessoas puderam ser preservados em um álbum. Com o passar do tempo, essa modalidade de registro se tornou popular. Juntamente com as fotografias, as informações detalhadas em forma de textos escritos com data, local e nomes, foram fundamentais para o registro dos fatos. Muitas vezes a imagem serve apenas como ilustração, mas pode até mesmo legitimar a verdade do tema tratado no texto escrito.
A idéia de Scrapbook surgiu com o objetivo de decorar o álbum tradicional de fotografias com retalhos de papéis coloridos (revistas) para guardar, além de fotografias, outras lembranças de momentos vividos pelas pessoas. Essas lembranças podem ser concretizadas, quer seja com um comprovante do parque de diversão, do cinema e até de embalagens de produtos consumidos em um momento especial. Scrapbook é uma palavra composta da língua inglesa e tem as seguintes pronúncias e traduções: * Scrap [skraep] s. pedaço, fragmento, pedacinho, resto m.; refugo m., sobras f. pl.. * Book [buk] s. livro m.; caderno m..

Com o scrapbook as pessoas passaram a dedicar um tempo para documentar a história da própria vida, decorando essa documentação. O scrapbooking ou decorando um álbum de fotografias, que já era mania em outros países, tais como Inglaterra, Japão e Estados Unidos, hoje vem ganhando grande

Relacionados