31029892

453 palavras 2 páginas
Para manter uma boa saúde, é imprescindível ter hábitos saudáveis, aliados a uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas regulares. A ingestão de água, carboidratos, lipídeos e proteínas (os macronutrientes) e vitaminas e íons orgânicos (os micronutrientes), na variedade e quantidade adequadas, faz com que o organismo seja provido de todas as suas necessidades energéticas básicas, sem aumento ou diminuição do peso corpóreo.

A necessidade energética de uma pessoa varia conforme a sua idade, sexo e altura, e é calculada levando-se em consideração gastos inevitáveis, como a manutenção dos processos vitais básicos do corpo e gastos que dependerão das atividades praticadas pela pessoa. Um homem adulto necessita em média de 1.800 kcal/dia para manter o seu metabolismo basal, enquanto que uma mulher adulta necessita de aproximadamente 1.500 kcal/dia. Além desse valor, deve-se levar em consideração gastos com outras atividades, como dançar, escrever, dirigir, andar, falar, correr, nadar, ler, entre tantas outras.

Cada pessoa deve ter uma ingestão calórica adequada ao seu estilo de vida. Se uma pessoa ingerir muito mais calorias do que seu corpo realmente necessita, ela irá engordar; e se ela ingerir menos do que o corpo precisa, irá emagrecer. É importante lembrar que o nosso corpo necessita de energia, e se houver uma ingestão insuficiente de calorias, o organismo poderá sofrer graves danos.

Alguns alimentos vêm sendo comercializados e utilizados por pessoas que tentam reduzir a ingestão de calorias. São os produtos diet e light, mas, afinal, qual é a diferença entre esses produtos?

Os produtos diet são direcionados para pessoas diabéticas e eles não apresentam açúcar em sua composição. Nesse caso, o açúcar é substituído por qualquer outro edulcorante, como o aspartame. Chamamos de edulcorante qualquer tipo de adoçante, sendo que o açúcar é um edulcorante natural; e o aspartame, um edulcorante artificial. Os edulcorantes artificiais apresentam

Relacionados