3101336

387 palavras 2 páginas
Você apoiaria uma lei para limitar o salário dos executivos no Brasil?
A Suíça realiza, neste domingo (24), um referendo para decidir sobre um projeto de lei polêmico, conforme já noticiado pelo UOL. Se aprovado, nenhum executivo ganhará em um mês mais do que qualquer outro empregado de uma empresa recebe em um ano.
Você apoiaria uma lei para impedir que o executivo de uma empresa ganhe em um mês mais do que os outros empregados ganham em um ano?
Sim
Não
Resultado parcial
Chamado de “1:12 Initiative for Fair Play“, ele foi proposto por partidos de esquerda e sindicatos. O texto afirma que:
“O salário mais alto pago por uma empresa não deve ser maior do que 12 vezes o salário mais baixo pago pela mesma empresa. Como salário é considerado a soma de todas as remunerações (em dinheiro e bens e serviços), que são pagos no âmbito do emprego.''
Isso não inclui salários de pessoas em treinamento e estagiários, por exemplo. E, é claro, leva em consideração questões de tempo parcial e trabalho temporário.
Falei com jornalistas aqui da Alemanha, onde vim dar algumas palestras, que estão acompanhando o processo. Eles confirmam que a aprovação do projeto é difícil. Entidades empresariais fazem campanha, dizendo que isso vai levar a uma migração de empresas do país e reduzir a arrecadação. Quem é a favor, reclama dos altos salários dos executivos e da desigualdade.
Mas o debate levantado pela consulta, já é muito bom para dar transparência às posições e contrapor argumentos. Ainda mais em um momento de crise econômica internacional, em que assistimos a executivos de grandes empresas globais – que receberam ajuda de governos de diversos países para que suas empresas não quebrassem e aumentassem ainda mais a maré de desempregados – ganharem bônus milionários.
Para ler mais sobre o projeto,
Sei que esse é um debate distante de acontecer no Brasil. Seja pela dificuldade de propor e aprovar projetos de iniciativa popular, seja porque na Suíça faz-se referendo toda

Relacionados