31 RONIVALDO STEINGRABER

70336 palavras 282 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
RONIVALDO STEINGRABER

INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: O PAPEL DOS SISTEMAS DE INOVAÇÃO
PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA

CURITIBA
2009

RONIVALDO STEINGRABER

INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: O PAPEL DOS SISTEMAS DE INOVAÇÃO
PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA

Tese apresentada como requisito para obtenção do grau de Doutor, no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade
Federal do Paraná - UFPR
Orientador: Professor Doutor Flávio de Oliveira
Gonçalves

CURITIBA
2009

2

Para minha amada esposa,
Jacqueline,
Incentivadora deste trabaho.

3

AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, Ariovaldo e Elizabeth, que estiveram presentes nessa jornada. Aos meus sogros, Nereu e Maria Inez, pelo apoio e paciência.
Ao meu orientador, Flávio de Oliveira Gonçalves, pelas sugestões e discussões sempre proveitosas.
Ao meu colega Marco Túlio pelas discussões sobre o modelo de regressão multinivel. A equipe de Estatística do IPEA pelo apoio em Brasília e Rio de Janeiro, principalmente ao Eric Damasceno pelo tratamento dos dados e estimativa do modelo no SAS.
A Professora Maria de Lourdes Stein (Malu) que revisou esta Tese. Erros que eventualmente persistirem, após a correção, são de minha responsabilidade.

4

RESUMO

O foco central deste estudo está na relação entre produtividade e inovação na indústria brasileira. A determinação da produtividade da empresa envolve diversos fatores econômicos e externos relacionados aos valores apurados na função de produção considerada. A inovação é um dos fatores de aumento da produtividade, mas sua determinação depende de fatores microeconômicos da empresa e da sua relação com fatores externos. Tais fatores externos à empresa são de natureza econômica (como as características tecnológicas e locais da indústria) e social
(como a presença de instituições e o estabelecimento de uma rede social entre a empresa e os demais atores do ambiente – processo denominado de capital social).
Destaca-se que o processo de inovação é

Relacionados

  • Tecnologias da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento Econômico
    24029 palavras | 97 páginas
  • Cenários energéticos globais
    46261 palavras | 186 páginas