30950000191

22744 palavras 91 páginas
APOSTILA DE LITERATURA
VOLTAR A PAGINA INICIAL

Dica: Para salvar a apostila em formato word (doc), clique em arquivo, selecionar tudo. Todo o texto ficara coberto com a cor preta. Dê um clique com o botão do mouse da direita, selecione “recortar”, abra o word (documento em branco), clique novamente com o botão do mouse da direita, logo após selecione “colar”. Clique em “colar”, que todo o texto será transferido para o word. Clique novamente em “salvar como”, digite o nome do arquivo e edite conforme o seu gosto.

CLASSICISMO
(1527-1580)
O Classicismo surgiu no auge do movimento renascentista, estimulado pelo poder econômico que se concentrava em Portugal. Elaborado durante o período áureo da Renascença na Itália, adotou como modelos os textos gregos e latinos. Suas características são: racionalismo, universalismo, nacionalismo. Sua forma de inspiração clássica foram os Sonetos, de Luís Vaz de Camões.
Na segunda metade do séc.XV,o Renascimento começa a se expandir aos demais países europeus. Em cada país esse movimento vai adquirindo aspectos diferentes. Apesar dessa diversidade o movimento mantém uma característica comum: o rompimento com a principal marco do feudalismo: o teocentrismo. Com a decadência do sistema feudal, os renascentistas passam atomar interesse pelo ser humano e a valorizá-lo. O homem é considerado,o centro do Universo, a sua principal figura(antropocentismo). Para os renascentistas, a natureza é tida como o reino do homem, o qual é capaz de dominar as coisas do mundo, aberto às pesquisas e investigações científicas. O classicismo, como movimento literário, resulta do Renascimento. E ele foi elaborado durante o período áureo da Renascença da Itália. Para bem entendermos essa época literária, é importante o conhecimento de fatos que compõem o panorama histórico da Europa nesse período:
O Universalismo
Para os clássicos, a obra de arte prende-se a umarealidade idealizada; uma concepção artística transcendente, baseada no Bem, no

Relacionados