309021010141

824 palavras 4 páginas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO História da Psicologia da Educação – Tema II: A.C. – Período Primitivo Pré-história – Evolução1

Idade

Período

Ferramentas

Economia

Habitação

Sociedade

Religião

Ferramentas feitas à mão e objetos encontrados na Natureza – porrete, pedra Paleolítico lascada, machadinha, raspador, lança, arpão, agulhas, Caça e coleta furadores. Idade da Pedra Mesolítico Ferramentas feitas à mão e objetos encontrados na Natureza – arco e flecha, cesta de peixe, barco. Ferramentas feitas à mão e objetos encontrados na Natureza – cinzel, enxada, jugo, arada, foice, tear, objetos de barro (olaria) e armas. Ferramentas de cobre e bronze, roda de oleiro. Pecuária, agricultura, artesanato, comércio (trocas). Revolução Neolítica transição para agricultura. Coleta, caça, pesca e domesticação.

Vida móvel – cavernas, mucambos, muitas vezes perto de rios e lagos.

Bando de coletores e caçadores (25100 pessoas).

Tribos e bandos nómadas A crença em vida após a morte aparece primeiramente no fim do Paleolítico, caracterizada pela aparição de rituais de enterro de mortos e culto aos ancestrais. As funções de sacerdote e serventes de santuário aparecem na pré-história.

Neolítico

Hortas.

Tribos e aparição de grupos com líderes em algumas sociedades neolíticas no fim do período.

Idade do Bronze Idade dos Metais

Idade do Ferro

Ferramentas de Ferro.

Formação de cidades.

Formação de estados. Formação de estados começa durante o início da idade do bronze no Egito e na Mesopotâmia e durante o fim da idade do bronze, os primeiros impérios são fundados.

A educação característica do Período Primitivo (ou da Pré-história) tinha por objetivo ajustar a criança ao seu ambiente físico e social, através da aquisição de experiências. Os chefes de família e, em seguida, os sacerdotes poder-se-iam considerar os professores desta época. A educação dos jovens, pela transmissão dos saberes-fazer, era nuclear para a sobrevivência do grupo e

Relacionados