30901332

5774 palavras 24 páginas
INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA

- Macroeconomia: evolução da economia como um todo, analisa a determinação e o comportamento dos grandes agregados: renda e produto nacionais, investimento, poupança e consumo agregados, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
Ex: ao estudar a determinação de preços numa punica indústria, na Microeconomia consideram-se constantes os preços das outras indústrias. Na Macroeconomia, estuda-se o nível geral de preços, ignorando-se as mudanças de preços relativos de bens de diferentes indústrias.
- Macroeconomia se preocupa com questões de curto prazo. São considerados como questões de curto prazo o desemprego (diferença entre produção efetivamente realizada e produção potencial da economia) e a inflação (aumento contínuo do nível geral de preços).

METAS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA

1. Alto nível de emprego; 2. Estabilidade de preços; 3. Distribuição de renda socialmente justa; 4. Crescimento econômico.

- Emprego e inflação: curto prazo = políticas de estabilização.

1. Alto nível de desemprego
A questão do desemprego se eclodiu principalmente a partir dos anos 30 e permitiu um aprofundamento da análise da política econômica com o objetivo de fazer a economia recuperar o nível de emprego potencial.
-> John Maynard Keynes: a partir da sua colaboração que a teoria e politica macroeconômica experimentou um avanço.

2. Estabilidade de preços
Inflação: aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços.
- A inflação acarreta distorções principalmente sobre a distribuição de renda, expectativas empresariais, mercado de capitais e sobre o Balanço de Pagamentos.
- Um pouco de inflação é ligada aos ajustes de uma sociedade dinâmica, em crescimento.
- A tentativa de os países subdesenvolvidos alcançarem de forma rápida estágios mais avançados de desenvolvimento econômico dificilmente se faz sem que também ocorram tensões de

Relacionados