308102900183

2995 palavras 12 páginas
Biologia celular

A biologia celular, anteriormente denominada Citologia , é uma área da Biologia responsável pelo estudo da célula: a estrutura básica da formação dos seres vivos, considerada a menor unidade de um individuo. Assim a organização, função e estruturas das células, tanto de organismos animais quanto vegetais e micro-organismos; seres unicelulares quanto multicelulares, eucariontes e procariontes; são focos desta ciência.
As células são geralmente muitos pequenas e, dificilmente, visíveis a olho nu. Por isso, apenas depois da invenção do microscópio é que foi possível observar uma célula pela primeira vez, no ano de 1665, pelo inglês Robert Hooke, utilizando um microscópio muito simples.
Ele fez cortes bem finos na casca de uma arvore e descobriu que estas estruturas eram formadas por pequenas unidades semelhantes a favo de mel.
O nome ¨célula¨ foi empregado pela primeira vez por ele como diminutivo da palavra¨cella¨, que em latim significa espaço cercado por paredes.
Depois da descoberta da célula, tudo passou a ser classificados em dois grupos:
Seres brutos ou Acelulares- que não são formados por células, portanto sem vida.
Seres vivos ou Acelulares- que são formados por células e que, portanto, possuem vida.
Classificação quanto ao tipo de célula
Hoje sabemos que as células que existem são de dois tipos:
Procariontes
Células muito simples, sem organelas e com material genético (DNA) localizado em uma região especifica do citoplasma, mas não protegido por um envoltório, ou seja, sem uma membrana nuclear (carioteca).
Ex: bactérias e algas cianofíceas, também conhecidas como algas azuis.

Eucariontes
Células mais complexas com o citoplasma rico em organelas( estruturas encontradas dentro da célula, delimitadas por membranas, e com funções especificas. ), e com material genético (DNA) protegido pela carioteca. Ex: animais, fungos e protozoários.
Alguns componentes químicos das células:
Água, sais minerais, carboidratos,

Relacionados