30024415803

1191 palavras 5 páginas
Sumário

Objetivos 2
Materiais Utilizados 2
Introdução 3
Base teórica 3
Descrição do Experimento 7
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 10

Objetivos
• Identificação do valor nominal do resistor;
• Cálculo do mínimo e máximo valor do resistor;
• Medir com o multímetro cada resistência;
• Confirmar a 1ª Lei de Ohm.

Materiais Utilizados Multímetro eletrônico Fonte de tensão ajustável. Cabos do multímetro. Circuito elétrico Resistor

Introdução

Na presente experiência estudaremos sobre resistores, onde sua principal aplicação é converter energia elétrica em energia térmica, também relataremos sobre as aplicações da Lei de Ohm.

Base Teórica
Resistores

Os resistores são os componentes mais comuns em circuitos eletrônicos. Eles são feitos de materiais com ótima resistividade para oferecer com excelência a passagem de corrente elétrica.
No entanto, para o iniciante, o código de cores que idêntica o valor do resistor muitas vezes é uma incógnita. Os resistores, em sua maioria, são pequenos demais para se escrever o valor no próprio corpo do mesmo. Desta forma, os fabricantes utilizam de um código de cores que informa o valor do resistor.

Associação de Resistores
Em um circuito é possível organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associação de resistores. O comportamento desta associação varia conforme a ligação entre os resistores, sendo seus possíveis tipos: em série, em paralelo e misto. Associação em Série Associar resistores em série significa ligá-los em um único trajeto, ou seja: Como existe apenas um caminho para a passagem da corrente elétrica esta é mantida por toda a extensão do circuito. Já a diferença de potencial entre cada resistor irá variar conforme a resistência deste, para que seja obedecida a 1ª Lei de Ohm, assim: Esta relação também pode ser obtida pela análise do circuito: Sendo assim a diferença de potencial entre os pontos inicial e final do circuito é igual

Relacionados