30003 36089 Ciencia Politica

899 palavras 4 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Ciência Política
Curso: Tec. Gestão Pública
Professor:
Nome do aluno: Rafael de Souza
Data: 26/02/2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção as questões abaixo e responda:
1) O Egito foi marcado, por milhares de anos, como símbolo de uma sociedade próspera, capaz de construir magníficas obras de engenharia (pirâmides, mastabas e hipogeus), redes de irrigação, bem como avançados conhecimentos na medicina, entre outros.
Recentemente acompanhamos uma convulsão social que tomou conta do país, clamando por mais democracia, com a exigência de renúncia do Presidente Hosni Mubarak.
Descreva o funcionamento da estrutura administrativa e a organização política do Egito Antigo - e, através de um texto dissertativo de 15 a 20 linhas, realize as seguintes tarefas:
a) Identifique e exponha, pelo menos, três criações políticas realizadas pelos egípcios no período, com destaque a importância da centralidade da figura política do Faraó. (2,0 pontos)

R: Entre todas essas civilizações, o Egito destacou-se pela organização de um forte Estado que comandou milhares de pessoas. A civilização egípcia teve seu crescimento fortemente vinculado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo. Tomando conhecimento do sistema de cheias desse grande rio, os egípcios organizaram uma avançada atividade agrícola que garantiu o sustento de um grande número de pessoas.

Além dos fatores de ordem natural, deve-se salientar que a presença de um Estado centralizado, comandado pela figura do Faraó, teve relevante importância na organização de um grande número de trabalhadores subordinados ao mando do governo. Funcionários eram utilizados na demarcação de

Relacionados