30/10/2014 06h00 - Atualizado em 30/10/2014 18h06 Dados de celulares podem ajudar no combate à epidemia de ebola

828 palavras 4 páginas
Telefones celulares podem fornecer dados valiosos para autoridades e organizações humanitárias na epidemia de ebola, que afeta hoje a África Ocidental. As redes de telefonia registram informações sobre como as pessoas estão se deslocando pelo território, o que pode servir para criar políticas mais eficazes para conter a expansão da doença.
Pesquisadores estão trabalhando atualmente em formas eficazes de usar esses dados. E é possível que a estratégia seja usada ainda nesta epidemia, que infectou mais de 10 mil pessoas e matou quase 5 mil desde março. Mas isso ainda depende de as operadoras locais de celular concordarem em liberar as informações para os pesquisadores.
De acordo com o médico Linus Bengtsson, ligado ao Departamento de Ciências da Saúde Pública do Instituto Karolinska, na Suécia, essa negociação está se desenvolvendo na sede da GSMA, associação que representa operadoras de telefonia móvel em todo o mundo. Junto com pesquisadores de outras instituições, Bengtsson criou uma organização, a Flowminder, especializada nesse tipo de análise.
'Raio-x'
Quando alguém faz uma ligação ou manda uma mensagem com o celular, o aparelho envia sinais à torre de celular mais próxima. Dessa forma, é possível determinar a localização aproximada do usuário. As operadoras de celular têm acesso a essas informações. Caso elas concordem em fornecê-las para pesquisadores ou autoridades de saúde, é possível criar um “raio-x” da movimentação populacional na região. Essas informações são chamadas de registros de dados de ligações (ou CDR, na sigla em inglês).
Pesquisador Linus Bengtsson especializou-se em usar dados de celular para estimar movimento das pessoas durante epidemias e desastres (Foto: Linus Bengtsson/Arquivo pessoal)
Pesquisador Linus Bengtsson especializou-se em usar dados de celular para estimar movimento das pessoas durante epidemias e desastres
(Foto: Linus Bengtsson/Arquivo pessoal)
Doenças como o ebola se espalham pelas diferentes regiões e países

Relacionados