3 Semana Portifolio Hist Ria Do Esporte Carlos Frederico 1167256 7895552

346 palavras 2 páginas
CARLOS FREDERICO FROESELER GONÇALVES CORRÊA 1167256
Educação Física Bacharelado

ATIVIDADE NO PORTIFÓLIO 3° SEMANA

Professor: Antonio Eduardo Ribeiro

Centro Universitário Claretiano

Belo Horizonte
2015

Atividade no Portfólio
1) Qual é a influência das atividades físicas realizadas nos períodos históricos Pré-História Antiguidade, Idade Média e Renascimento para aulas de iniciação esportiva?
2) Qual é a influência que esse conhecimento oferece ao profissional de Educação Física que trabalha com turmas de iniciação esportiva, ao planejar suas aulas? Respostas:
1) A influência das atividades físicas, para aulas de iniciação esportiva, dos períodos históricos como a Pré-história, Antiguidade, Idade Média e Renascimento, podem ser percebidas ao analisar a evolução gradativa do esporte.
De acordo com fontes históricas a atividade física é utilizada desde a Pré-história, com fins de sobrevivência, razões utilitárias, de guerra ou em rituais. Passando para gerações futuras o conceito implícito de realizar uma atividade de forma intensa.
Na Antiguidade em Atena e Esparta já haviam aulas de Educação Física visando a primeira a formação integral dos seus alunos e a segunda com função militar. Mantendo assim estas estruturas de inclusão do esporte para iniciação destas atividades nas escolas até nos dias de hoje. Outra influência deixada pela Grécia Antiga são as olimpíadas que servem como referência para os iniciantes seguirem.
Já na Idade Média, pouco se contribuiu para iniciação esportiva pois o foco da sociedade era voltado para o espírito e a aversão ao corpo.
Com Renascimento os valores da Antiguidade foram restabelecidos e assim voltaram as pesquisas para o conhecimento com um todo e consequentemente para as atividades de iniciação esportiva. Este período também foi responsável pela criação utilizada até hoje das regras proporcionais do corpo humano. E a volta de Educação Física escolar com a introdução de jogos com bola.
2) A

Relacionados