3_relaaaes_interpessoais_comunicaaao

13377 palavras 54 páginas
RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Denilson Pereira da Silva1

1.INTRODUÇÃO

A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência da imediatas conclusões da Experiência de Hawthorne (1927), onde a ênfase era nas pessoas e não mais na estrutura organizacional e a concepção do homem era como homem social e não homem econômico, como sugeria a teoria anterior, que era a Teoria Clássica.
As relações humanas são ações e atitudes desenvolvidas a partir de contatos entre pessoas e grupos, ocorrem em decorrência do processo de interação. Cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantém contatos e é, por outro lado, igualmente influenciada pelas outras. As pessoas procuram ajustar-se às demais pessoas e grupo: querem ser compreendidas, aceitas e participar, no intuito de atender a seus interesses e aspirações pessoais.
Onde houver mais de uma pessoa, num processo de troca de experiências com certeza teremos um relacionamento humano, não sendo surpresa para ninguém que as pessoas diferem umas das outras, não havendo dois seres iguais no mundo, pois sabemos cada ser humano possui características individuais e necessidades diferenciadas. Daí surge às seguintes perguntas: Por que indivíduos diferem entre si?Quais os fatores que produzem variações comportamentais? As pessoas sofrem influências dos laços familiares, das suas idéias políticas e ideológicas, das suas crenças religiosas, das tradições da comunidade, das pressões do mundo. E nossas relações humanas começam ainda quando estamos no útero de nossas mães, onde há uma armazenamento de informações involuntárias: medos, angustias, afetividade, coragem, etc; e há o princípio da formação que caracteriza um individuo.

2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SOCIAL E PROFISSIONAL

Juntas, essas duas palavras, Relações Humanas, traduzem o significado do convício social humano.
Os relacionamentos podem

Relacionados