3 RADIOLOGIA FORENSE

729 palavras 3 páginas
RADIOLOGIA FORENSE

Técnico em Radiologia
Radiologia Odontológica
Profª Thais Ferrarin Olivatti
LICEU - UNINGÁ

Radiologia Forense


A Radiologia Forense é a prática radiológica que tem por objetivo reunir imagens periciais, que contribua para constatar a prática de um delito, e possibilita a identificação de cadáveres através de radiografias comparativas. O campo da medicina legal é extremamente extenso, sendo constituído por especialistas de diversas áreas.

Breve histórico


Indivíduos pertencentes às tribos que compunham os primórdios da civilização costumavam isolar os membros do grupo que cometiam algum delito, para posteriormente julgá-los com bases em provas físicas. Esse é um importante momento na história das ciências forenses, pois, a partir de então, a civilização passou a desenvolver as técnicas forenses para constatar práticas de delitos.

Breve histórico




Foi na Itália, no ano de 1525, que se iniciou a medicina legal prática, que será dominante a partir de agora para a avaliação dos diversos tipos de delitos.
Frequentemente a identificação da vítima é realizada antes mesmo do levantamento de hipóteses sobre a possível causa da morte, tendo por objetivo promover o processo de individualização de pessoas e objetos.

Breve histórico


A identificação denominada post-mortem é uma prática de estudo de extrema importância dentro da medicina legal e odontologia legal, sendo, que ambas trabalham com o corpo humano, em vários estágios, tais como: putrefação, carbonização, maceração, e esqueletização, com o objetivo de obter a identificação da vítima.

A aplicação da radiologia nas ciências forenses 

Além da finalidade clínica, os exames radiográficos podem subsidiar na resolução de questões legais. A aplicação de imagens radiográficas nas Ciências Forenses teve início, no ano de 1896, um ano após a descoberta dos Raios-x, pelo professor de física teórica, Wilhelm Conrad Röentgen. O exame tinha o intuito de identificar a presença de balas de

Relacionados

  • Radiologia forense
    4673 palavras | 19 páginas
  • S LVIO DE SALVO VENOSA Direito Civil Volume 4 Responsabilidade Civil 2013
    184315 palavras | 738 páginas