3- Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme? justifique sua resposta.

Páginas: 11 (2734 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Índice



O pintor da verdade..................................................................................2

Análise do filme: Carlota Joaquina.......................................................... 5

Independência do Brasil.......................................................................... 8


• Processo deIndependência......................................................... 8

• Independência ou Morte............................................................... 9


Histórias e Fatos – Assinatura da Constituição de 1891........................ 10


Fundação da TV Tupi............................................................................. 11

Guerra dos canudos...............................................................................13Bibliografia..............................................................................................15





























O Pintor da Verdade

Jean-Baptiste Debret foi um importante artista plástico (pintor e desenhista). Nasceu na frança em 18 de abril de 1768, em Paris, e faleceu na mesma cidade em 28 de junho de 1848.
[pic]
Enquanto ainda jovem Debret estudou na Academia de BelasArtes de Paris, tendo sido discípulo de Jacques-Louis David e continuou os estudos na Escola de Pontes e Estradas concluindo-os na Escola Politécnica. Estudou também engenharia no Instituto de France, atuando inclusive durante um tempo na área de engenharia, porém, no final do século XVIII retornou para a pintura.
Estreou no Salão em 1798 com um quadro com figuras em tamanho natural, com o título "OGeneral Messénio Atistómeno liberto por uma rapariga", que lhe valeu a conquista do segundo prêmio. Devido a este sucesso foi encarregado de trabalhos de ornamentação em edifícios públicos e de particulares.
Integrou a Missão Artística Francesa ao Brasil, solicitada por D. João VI, organizada pelo marquês de Marialva, e dirigida por Debret que chegou ao Rio de Janeiro em Março de 1816. No Brasilmanteve-se até 1831, pintando e desenhando todos os grandes momentos que levaram à independência do Brasil, assim como os primeiros anos do governo do imperador D. Pedro I.
No Brasil pintou o retrato de D. João VI, de tamanho natural e com trajes majestáticos, assim como de outros membros da família real. Pintou também o desembarque da arquiduquesa Leopoldina, mulher de D. Pedro, e primeiraimperatriz do Brasil.
Tendo recebido um atelier no novo edifício da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, para aí poder pintar numa grande tela a coroação imperial, ocorrida em Dezembro de 1822, reuniu oito discípulos a quem deu aulas de pintura. Em 1820 foi nomeado professor de pintura histórica da Academia de Belas Artes, instituição que só em 1826 começou a sua atividade. Em 1829organizou a primeira exposição artística do Brasil, ao apresentar os trabalhos dos seus discípulos. O sucesso do acontecimento valeu-lhe ser nomeado oficial da Ordem de Cristo.
Tendo regressado a França em 1831, sendo desde 1830 membro correspondente da Academia das Belas Artes do Instituto de França, publicou a partir de 1834 até 1839 uma numerosa série de gravuras na obra, em três volumesintitulada Voyage pitoresque et historique au Brésil, ou Séjour d'un artiste français au Brésil (Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, ou Estadia de um artista francês no Brasil).
Suas obras formam um importante acervo para o estudo da história e cultura brasileira da primeira metade do século XIX.
Á partir das informações obtidas referente à história e toda a trajetória de Jean Baptiste Debret, pudeter a certeza da grandeza e importância que o mesmo teve para a história da arte. Foi um renomado artista plástico, tendo como formação renomadas escolas francesas. Veio ao Brasil, onde pode retratar com as suas belas imagens o que se passava na época monárquica, ficando bem próximo da família real.
Tendo já adquirido muita experiência e criado diversos quadros importantes, passou então a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 3 manifestações culturais no nordeste
  • Manifestacoes Culturais
  • manifestacoes culturais
  • MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
  • Manifestações culturais
  • AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
  • as manifestações culturais de 1960 e 1970
  • Manifestações culturais no pós guerra.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!