3 EDL CARLOS FREDERICO FROESELER GON ALVES CORREA 1167256

453 palavras 2 páginas
CARLOS FREDERICO FROESELER G CORRÊA – 1167256

3ª SEMANA ATIVIDADE PORTFÓLIO

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Esportes de Lutas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Mauro Felicio Barbosa Mulati.

BELO HORIZONTE
2015

INTRODUÇÃO

Atividade 3° Semana
1) Dessa maneira, você conheceu também os componentes que distinguem esses três termos. Levando em conta os conhecimentos adquiridos, responda às seguintes questões:
2) Qual a diferença entre lutas e esportes de lutas? Qual foi a primeira necessidade do surgimento das lutas e como elas foram associadas posteriormente?
3) Qual é a origem do termo “arte marcial”?
4) Qual é o princípio mais importante do tratado de Sun Tzu, considerado o mais antigo tratado de guerra existente, que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros na China, no século 1º a.C.?
Respostas:
1) Para Lemos (2013) a principal diferença entre luta e esporte de luta é que a primeira abrange um conceito mais amplo do que a segunda como por exemplo o confronto entre duas ou mais pessoas não se limitando-se com nenhuma regra, a batalha individual contra algumas situações de dificuldades que cada indivíduo pode enfrentar e também engloba o esporte de luta que é uma atividade física de confronto individual respeitando regras e em local devidamente apropriado. Assim comprovado na definição de Correia:
[..]“O caráter polissêmico (multiplicidade de sentidos) do termo “luta” pode ser associado às lutas de classe, dos trabalhadores, pelos direitos da mulher, pela vida e outros mais; aos embates físicos/corporais por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais” (CORREIA; FRANCHINI, 2010).
2)
As primeiras necessidades do surgimento das lutas foram a defesa pessoal e/ou de territórios e posteriormente foram associadas ao esporte/ lúdico (LEMOS, 2013).
3)
A origem do termo “arte marcial” deriva de técnicas de guerra como o

Relacionados