3 dimençães

383 palavras 2 páginas
3D(3 Dimensões)

A terceira dimensão não existe, é apenas uma ilusão da nossa mente. E isso é possível graças a um fenômeno natural chamado estereoscópica. Apesar do nome complicado trata-se apenas da projeção de duas imagens, da mesma cena, em pontos de observação ligeiramente diferentes.

Nosso cérebro, automaticamente, funde as duas imagens em apenas uma e,nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma ilusão de visão em 3D.

Para que isso seja possível, no entanto, a captação dessas imagens não é feita de uma forma qualquer.O efeito 3D é composto por duas imagens projetadas em pontos distintos. Logo, na captação, devem ser filmadas duas imagens ao mesmo tempo. Essa correção de enquadramento é feita por softwares específicos, em tempo real, que reduzem as oscilações na imagem, deixando a composição mais realista.

Agora vamos ver como funcionam as imagens 3-D nas TVs e cinema, em 3 formatos diferentes: anáglifo, polarizado e Parallax.

As duas imagens são projetadas na tela simultaneamente, uma imagem para cada olho. Cada uma das imagens possui pequenas diferenças na perspectiva. Cada uma das lentes – vermelha e azul – é projetada para “enxergar” apenas uma das camadas, bloqueando a outra, por isso, cada olho só percebe uma das imagens. Seu córtex visual é quem faz o truque de combinar as imagens e seu cérebro é enganado, percebendo-as como uma só imagem tridimensional.

Similar ao método anáglifo, duas imagens diferentes com perspectiva e polarização distintas, são projetadas ao mesmo tempo na tela. Cada lente dos óculos identifica apenas uma das polarizações disponíveis, fazendo com que cada um dos olhos enxergue apenas uma das imagens. Novamente, seu cérebro não percebe o truque e combina as duas imagens distintas com apenas uma, porém tridimensional.

Esse método não exige um óculos especial. As duas imagens com perspectivas diferentes, são

Relacionados