3 aula 3 A import ncia do SAD

711 palavras 3 páginas
PROFESSOR: ILZA MARQUES



O valor da informação se tornou cada vez mais expressivo para as organizações, onde muitas vezes tem seu negócio e seu diferencial competitivo baseado unicamente em informações.



Segundo Miranda (1999), dado é o conjunto de registros qualitativos ou quantitativos conhecido, que organizado, agrupado, categorizado e padronizado adequadamente transforma-se em informação.




Ao converter dado em informação, passa a ser um subsídio útil à tomada de decisão.



A necessidade da conscientização por parte dos gestores como também a de implementação de sistemas de apoio à decisão é de fundamental importância para a sustentabilidade da organização, pois o cenário contemporâneo que as MPEs estão inseridas, a informação se torna o diamante das organizações no mercado atual, onde as mesmas tem papel fundamental no processo de tomada de decisão em uma organização.





Micro e Pequenas Empresas:
As MPEs tem uma função importantíssima nessa área, “De fato parece que as Micro e
Pequenas Empresas criam novos empregos enquanto as grandes corporações estão achatando e demitindo funcionários”(LONGNECKER et al,1997).



O dado é base para uma futura informação:
“é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação” (OLIVEIRA, 2005, p. 36).



É o dado processado e trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. Ao definir informação,





Ao comentar sobre sistema, Oliveira (2005, p.
273) afirma que é o conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função Este termo ainda pode ser definido como “um conjunto de funções logicamente estruturadas, com a finalidade de atender a determinados objetivos” (CASSARRO, 2001, p. 25).



Pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • PII 7 1
    46279 palavras | 186 páginas