2ª geração mordenista

604 palavras 3 páginas
Vamos falar sobre a segunda geração modernista (1930-1945), mas especificadamente a poesia modernistas. Num período onde teve uma fortificação das conquistas da geração de 22.
Principais autores:

Os outros autores da geração de 22 continuam a escrever mas agora ao lado desses novos protagonistas da literatura brasileira. Nessa 2ª geração surgem novos temas, Drummond e Murilo Mendes em alguns momentos se dedicam a poesias de caráter social e as questões universais do ser humano. Cecília e Vinicius se detem em poesias introspectivas, intimistas, depois Murilo e Cecília em determinados momentos voltam-se para questões religiosas e místicas.

Carlos Drummond de Andrade foi o primeiro grande poeta dessa fase, considerado o grande representante da poesia comteporanea, seus textos embora partindo da realidade brasileira refletem problemas universais do ser humano, são textos q apresentam temáticas variadas como: amor, saudade, cotidiano e uma forte preocupação política e social. Ultima foto tirada do poeta, no enterro de sua filha logo depois ele vem a falhecer.
Drummond influenciado pelo contexto histórico do seu tempo (2ª Guerra Mundial, sistemas políticos autoritários) se dedicou ao tempo presente, pois estava preocupado com a transformação social, mas a partir da compreensão do presente.

Texto onde o coletivo e o tempo presente são temas centrais.

Primeiro grande poema de Drummond que marcou essa 2º geração.
O cotidiano, o corriqueiro, o banal viraram temas poéticos nas mãos desse poeta.

Nesse poema ele aprenseta o cotidiano de uma forma bem irônica e bem humorada, com uma certa aproximação com os poemas de oswald de andrade da 1ª geração.

Representando um poesia de caráter mais otimista, nós encontramos a grande figura feminina dessa geração.

Cecília Meireles trilhou um caminho muito particular, seus versos apresentam caracteristas de outros movimentos, em especial o Simbolismo. Se tornou conhecida no meio literário a partir da corrente

Relacionados