2trabalhoinfantil 2

4003 palavras 17 páginas
TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

LIMA. Débora Fernanda Vieira1
ALVES JR. Glauco Robson Barbosa ²

Resumo: O Objetivo dessa pesquisa é problematizar a questão do trabalho infantil no Brasil, salientando as diversas faces que tornou na história um marco de tanta negligência, abandono, e que na atualidade é uma realidade que nos acompanha. Numa breve abordagem histórica, conheceremos o mundo em que viviam as crianças daquelas épocas, até o presente, onde vivem as crianças da atualidade. Constatando que apesar dos tempos e fatos ocorridos as crianças não perderam sua inocência e sua ingenuidade. Onde muitas trocaram sua infância por obrigações, suas bonecas ou carrinhos por enxadas, criando dessa forma responsabilidade que cabe somente a um adulto.
Subjugadas a trabalhos humilhantes e pesados que prejudique seu porte físico e mental, prejudicando seu desenvolvimento escolar, e muitas vezes sendo mal pagas e a maioria nem remuneradas. Constata- se que dessa forma a mão- deobra barata e infantil é um abuso de respeito e oportunidades com esses pequeninos, destruindo dessa forma seus sonhos. Para reverter esse quadro foram criados instrumentos legais de proteção previstas na legislação:
Constituição Federal de 1988, UNICEF, Estatuto da criança e adolescentes
(ECA) - LEI.N° 8069/90, e a Organização Internacional do Trabalho (OTI) que visa defender os direitos dessas crianças e adolescentes.
.
Palavras- chaves: criança, direitos, trabalho infantil e exploração.

Introdução
Quando falamos em crianças nos vem à cabeça responsabilidade, protegendo-a contra abandono, crueldade e exploração. Sendo dóceis e ingênuas essas crianças acabam sofrendo abusos sexual, mental ou físico, a exploração do trabalho infantil é abuso mais graves e mais frequente nas sociedades. Há pais que entregam seus filhos aos “patrões” para que as crianças ajudem no sustento da casa, mas acaba privando a criança de um direito natural das mesmas que é o direito de ser criança de poder brincar se
1

Graduanda

Relacionados