2politicaspublicassaude 2

2132 palavras 9 páginas
Disciplina: Saúde Coletiva
A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Introdução
A evolução histórica das políticas de saúde está relacionada diretamente à evolução político-social e econômica da sociedade brasileira.
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
Portugal realizava, no Brasil, o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Nesse caso, foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio dessa mercadoria na Europa.
Brasil Colônia e Brasil Império
Nesse período, a atenção à saúde limitava-se aos próprios recursos da terra (plantas e ervas) e às pessoas que desenvolviam a arte de curar através de conhecimentos empíricos, denominados de curandeiros. A vinda da família real para o Brasil criou a necessidade de uma estrutura sanitária mínima na cidade do Rio de Janeiro.
Até 1850, as atividades de saúde pública estavam limitadas em: delegação das atribuições sanitárias às juntas municipais, controle de navios e saneamento dos portos.
A carência dos profissionais médicos e de uma assistência médica estruturada, no Brasil Colônia e no Brasil Império, fez com que proliferassem pelo país os Boticários (farmacêuticos). Não dispondo de aprendizado acadêmico, o processo de habilitação consistia em acompanhar um serviço de uma botica já estabelecida durante certo período de

Relacionados