2o

Páginas: 66 (16499 palavras) Publicado: 6 de maio de 2015




CURSOS:
ACADÊMICO E TÉCNICOS 2ºs ANOS


SOCIOLOGIA:
2ª UNIDADE LETIVA





PROFESSORA:
ROSEMARIE CASTANHO SANCHES




Sociedade, Ética e Cultura.
Por: Danilo Santos de Miranda

Entre os valores que todas as culturas criam, necessariamente – sejam eles bons ou ruins – existem aqueles que dizem respeito mais de perto às ações dos homens entre si, aos seus comportamentosindividuais e coletivos.

De maneira sumária, portanto, a Ética é uma investigação ou ciência dessas condutas – tanto dos motivos, das formas, quanto das finalidades das ações.

É por meio da ética – da filosofia moral, isto é, da reflexão sobre as condutas e da consciência moral subjetiva – que estabelecemos os códigos públicos ou privados, ou seja, que determinamos um comportamento moral concreto,objetivo.

É pelo recurso à ética que chegamos a perguntas como:
Que ações merecem ser realizadas por nós que produzam mais felicidade do que sofrimento?
Que tragam mais prazer do que dor?
Que criem condições efetivas de bem-estar social e não de injustiças?
Que estimulem mais o conhecimento e a criatividade do que a ignorância e a apatia?
Que encorajem mais a solidariedade e a paz do que osconflitos?

Constatamos por essas perguntas que na Ética está implícita a ideia não de uma conduta qualquer, mas a da melhor conduta.

Mas ainda assim é cabível a seguinte pergunta:
Não seria a melhor conduta aquela que responde ou se conflita imediatamente com a natureza e com suas necessidades primárias?

Por exemplo:
Conservar-se vivo a qualquer custo, competir brutalmente pelo alimento, atacar antes deser atacado, satisfazer a todos os impulsos, conseguir o prazer sob qualquer circunstância?

Embora possamos adotar essa atitude, e nossos ancestrais pré-históricos o fizeram (muito antes de numerosos contemporâneos que nela insistem), é claro que, neste caso, permanecemos no âmbito restrito da natureza regidos pela lei do mais forte, do “homem lobo do homem”.

Ao contrário – ou pelo menos bemdistanciados de uma ética apenas natural –, podemos imaginar a prática de certos bens e virtudes, ou o cultivo da inteligência e dos prazeres como condutas ideais, nas medidas mais apropriadas possíveis.

Aqui, cabe à razão e à experiência conduzirem a análise e perceberem que a própria qualidade daqueles valores justifica a sua adoção. Pois, convenhamos, seria absolutamente fútil e inútilpreocuparmo-nos com seus contrários – o mal e os vícios, a estupidez e os sofrimentos.

Ora, para que se possa evitar a guerra permanente ou reduzir ao mínimo os conflitos inevitáveis ou a degradação das coisas há a necessidade de valores culturais e, com eles, de princípios e de procedimentos comuns, artificialmente construídos. E a primeira peça para a construção de uma tábua de conduta mutuamenteaceita, de um código de valores significativamente cultural, consiste no reconhecimento do outro.

Quero dizer com isso que, no lento e difícil trajeto de nossa cidadania e de seus valores, a tolerância foi o passo inicial desta viagem ainda hoje inacabada. Seu primeiro significado social esteve ligado à convivência pacífica entre confissões religiosas e preferências ou interesses políticos.Felizmente, a liberdade de crença converteu-se em direito civil e a possibilidade de participar do poder pela escolha de representantes converteu-se em direito político, ao menos nas sociedades democráticas.

Hoje, a idéia de tolerância modificou-se. Trata-se agora da aceitação das minorias étnicas e lingüísticas, assim como da indiscriminação sexual.

Mas é claro que a nova tolerância não pode ser ampla osuficiente para que nela caibam atrocidades físicas ou mentais, tais como a tortura, a pedofilia, o trabalho escravo ou infantil, o vandalismo, a corrupção ou a agressão irresponsável do meio ambiente.

Com isso quero dizer que a tolerância não pode tolerar as más-razões, sob pena de assumir a ética do natural, a do mais forte, da exploração e da violência.

Mesmo porque, quem age conduzido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geografia 2o
  • Historia 2o
  • Quimica A 2o
  • Rio mais 2o
  • Gramatica 2o
  • ATPS CONTABILIDADE 2o SEMESTRE
  • Exerc cios 2o
  • 2O quadrimestre jogos de negócios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!