2J11-B

2819 palavras 12 páginas
Referencial Teórico
O referencial teórico desta pesquisa está apoiado nos autores, Bill Kovach e Tom Rosenstiel (2003), Nelson Traquina (2005; 2008), Isabel Siqueira Travancas (1993) e Mauro Wolf (2005) e seus respectivos estudos sobre newsmaking, cultura jornalística e quarto poder.
O autor Nelson Traquina é a base de sustentação na análise de newsmaking deste trabalho, com a definição dos conceitos dos critérios de noticiabilidade, objetividade no jornalismo, liberdade , “Quarto Poder”, liberalismo e a discussão do fazer jornalismo em si.
Os critérios de noticiabilidade são conceitos fundamentais para a elaboração construção das notícias. Os veículos podem possuir públicos e enfoques diferentes, porém, se utilizam dos mesmo critérios para determinar qual notícia será mais adequada e terá maior relevância para publicação. Os primeiros a analisarem os critérios de noticiabilidade foram Johan Galtung e Mari Holmboe Ruge, em 1965, e suas análises são consideradas importantes até hoje, embora já existam outras. Na visão de Nelson Traquina (2008, p. 77), em quatro séculos de história, os valores-notícias mudaram muito pouco, e a essência da notícia permaneceu. “Um pouco fulcral em relação à problemática dos valores-notícia é à distinção entre os valores-notícia de seleção e os valores-notícia de construção”. (TRAQUINA, 2008, p.77).
Para Wolf, os valores-notícia de seleção referem-se aos critérios que os jornalistas utilizam na seleção dos acontecimentos, isto é, na decisão de escolher um acontecimento como candidato à sua transformação em notícia e esquecer outro acontecimento. Os valores-notícia de seleção estão divididos em dois subgrupos: a) os critérios substantivos que dizem respeito à avaliação direta do acontecimento em termo da sua importância ou interesse como notícia, e b) os critérios contextuais que dizem respeito ao contexto de produção da notícia. Os valores-notícia de construção são qualidades da sua construção como notícia e funcionam como

Relacionados

  • O poder da vida
    48802 palavras | 196 páginas
  • cidade imperial
    25275 palavras | 102 páginas