2elatorio

2352 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

Os movimentos harmônicos simples estão presentes em vários aspectos de nossas vidas, como nos movimentos do pêndulo de um relógio, de uma corda de violão ou de uma mola. Esses mecanismos realizam movimentos de “vai e vem” em torno de uma posição de equilíbrio, sendo caracterizados por um período e por uma frequência.

Um movimento é dito oscilatório ou vibratório quando o móvel se desloca periodicamente sobre uma mesma trajetória, indo e vindo de um lado para outro em relação a uma posição média de equilíbrio. Essa posição é o ponto sobre a trajetória, para o qual a resultante das forças que agem sobre o móvel, quando o mesmo passa, é nula. Desse tipo, observa-se o movimento de um pêndulo, o movimento de uma lâmina vibrante e o movimento de um corpo preso à extremidade de uma mola.

OBJETIVO

A finalidade deste experimento é reconhecer o MHS executado pelo oscilador massa-mola como o movimento de um ponto material sujeito à ação de uma força restauradora proporcional á elongação da mola. Como também determinar, pelo processo dinâmico, a constante elástica K da mola helicoidal.
Em relação ao pêndulo simples, reconhecer o MHS executado por ele como o movimento de um ponto material sujeito à ação de uma força restauradora proporcional ao seu deslocamento angular. E encontrar relações entre o período de oscilação e a amplitude, o período de oscilação e a massa pendurada e entre o período de oscilação e o comprimento da corda.
Ao tratar de pêndulo físico, objetivamos reconhecer o MHS executado pela régua como o movimento de um corpo extenso sujeito à ação de um torque restaurador proporcional ao seu deslocamento angular e ao momento de inércia com relação ao eixo de giro. Além de determinar, pelo processo dinâmico, o valor de momentos de inércia com relação a diferentes eixos de giro.

MATERIAL UTILIZADO

01 sistema de sustentação principal Arete formado por tripé triangular, haste, sapatas niveladoras, painel com fixação integrada;

Relacionados