2cc2319c b392 411c 8b0e 99b2ee68843f

2158 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO Etapa 01 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................7
REFERÊNCIAS 8
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Etapa 02...................................................................9

1 INTRODUÇÃO
Os seres humanos sempre conviveram com a radioatividade que está presente em qualquer lugar, pois todos os corpos presentes na natureza emitem algum tipo de radioatividade, como o sol, as rochas, vegetais entre outros. No entanto, o risco relacionado a radioatividade depende da intensidade que um elemento emite de radiação, portanto pode-se dizer que radioatividade ocorre quando um elemento instável tende a emitir energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, buscando a estabilidade.
Esta produção textual tem a finalidade de unir conteúdos e saberes das disciplinas de Química Orgânica e Inorgânica, Física e Biofísica, Bioquímica Básica e Genética, estudadas no semestre com o objetivo de desenvolvimento do um raciocínio lógico e organizado das causas e conseqüências para a compreensão integrada de cada área do conhecimento sobre Radioatividade. E ainda a elaboração de um texto argumentando sobre a Alfabetização Cientifica na Educação Básica e o papel da escola na formação do cidadão consciente na sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO
ETAPA 01

O século XIX é considerado um período de imensos avanços científicos e tecnológicos. Entre as descobertas do final do período esta a Radioatividade.
A radioatividade é um fenômeno pelo qual átomos de certos elementos químicos emitem radiação na forma de partículas, energia ou de ambos.
Em 1896, o físico Frances Antoine Henri Becquerel (1852-1908) acidentalmente observou a emissão espontânea de radiação em cristais de urânio. Posteriormente outros cientistas contribuíram para a investigação do fenômeno da radioatividade, entre eles a física Marie Curie e seu

Relacionados