2Bim2anosubjetiva1705resolucao 1

693 palavras 3 páginas
Colégio Maxi
Química – Professor Sussumu
Prova Objetiva – 20 ano – 20 bim – 17/05

Resolução
Obs.: a seqüência das questões pode não ser a mesma da sua prova

1. Já estudamos que, misturando-se duas soluções de solutos que reagem entre si, poderão reagir parcial ou completamente. Essa idéia é usada para resolver um problema importante nos laboratórios químicos: vamos supor, por exemplo, que temos uma solução de NaOH de concentração desconhecida; adicionando-se a essa solução uma solução de um ácido (digamos, por exemplo, HCl), os dois solutos irão reagir (é a reação de neutralização da base pelo ácido). Ora, se a concentração da solução de HCl já for conhecida e se medirmos o volume de solução do HCl estritamente necessário à reação, poderemos calcular a concentração da solução inicial de NaOH.
a) O texto acima refere-se a uma operação denominada de titulometria, defina-a:
Determinação da concentração de uma solução com concentração desconhecida (solução problema ou titulante) através de uma solução com concentração conhecida (solução padrão ou titulada).

b) Uma das formas de titulometria é denominada de Volumetria, que baseia-se na medida dos volumes das soluções reagentes, podendo ser classificada em Acidimetria e Alcalimetria. Caracterize: Acidimetria  Determinação da concentração de uma solução ácida (solução problema) com a utilização de uma solução-padrão básica. Alcalimetria  Determinação da concentração de uma solução básica ou alcalina (solução problema) com a utilização de uma solução-padrão ácida.

2. Um estudante, ao fazer uma titulação de 25mL de uma solução de hidróxido de potássio (KOH), gastou 30mL de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4) com concentração 0,2mol/L. Determine, então, a concentração da solução alcalina, em quantidade de matéria (mol/L).
Solução ácida = H2SO4 Solução alcalina = KOH n = 2 n = 1
Ma = 0,2mol/L Mb = ?
Va = 30mL Vb = 25mL

n • Ma • Va = n • Mb • Vb Mb = n • Ma • Va

Relacionados