2B3 AI Contabilidade Financeira

446 palavras 2 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 02
Atividade:
Título: Identificação dos ativos contábeis e suas semelhanças
Aluno:
Disciplina: Contabilidade Financeira
Turma: MBA SP 16
Introdução
Dentro dos preceitos da contabilidade, esse trabalho buscará identificar e demonstrar as semelhanças entre as contas contábeis classificadas no Ativo do Balanço Patrimonial.
Utilizaremos como base o Balanço Patrimonial da empresa CBD – Grupo Pão de Açúcar, no ano de 2007, e suas demonstrações de Ativo Circulante, Realizável a Longo Prazo e Permanente, bem como o Passivo Circulante, Exigível a Longo Prazo e Patrimônio Líquido.

Justificativa
Como, apesar da compreensão da maioria ser diferente, não estamos falando de uma ciência exata, entender o Balanço Patrimonial de uma companhia significa que gestores, sócios, acionistas, etc. podem tomar decisões mais seguras.
O Balanço Patrimonial apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira em determinado exercício (período de tempo) e é uma das principais declarações financeiras da empresa.
Saber interpretar esses números é ter conhecimento pleno acerca da saúde financeira da companhia, se está vendendo corretamente ou aplicando de maneira eficaz seus recursos, por exemplo.

Desenvolvimento
Tomamos como base de comparação o Balanço Patrimonial de 2007 da empresa CBD, conforme segue:

Ao analisarmos os números, observamos a forma objetiva e resumida como são demonstrados, em se tratando do tamanho e da complexidade da companhia exemplificada.

Observando o Ativo Circulante, identificamos a hierarquização das contas da maior para a menor capacidade de liquidez, ou seja, caixa (disponibilidade) > clientes > créditos diversos > estoques. Todas essas contas se assemelham na liquidez mais imediata, daí serem agrupadas dessa forma.

Já o Ativo Realizável a Longo Prazo descreve basicamente o que pode ser revertido em capital em tempo superior a 12 meses – créditos diversos > créditos com pessoas

Relacionados