29988 116196 1 SM

2837 palavras 12 páginas
XAVIER, Antonio Carlos; CORTEZ, Suzana (Orgs.).
Conversas com lingüistas. São Paulo, Parábola, 2003.
200p.
Resenhado por: Adail Ubirajara Sobral
As virtudes e controvérsias da lingüística, subtítulo de Conversas com lingüistas, saíram finalmente dos muros acadêmicos. O livro apresenta entrevistas feitas pelos organizadores com alguns dos principais estudiosos da linguagem do país, todos com mais de 20 anos de experiência acadêmica. Essa primeira amostra traz de estudiosos da semântica formal a analistas de discurso, de profissionais que se ocupam dos aspectos cognitivos a teóricos do texto, de semioticistas greimasianos a chomskyanos, de lingüistas da paz a estudiosos bakhtinianos, de estudiosos da fonética a pesquisadores da área da pragmática, de estudiosos dos usos do português a praticantes da análise da conversação, entre outros. A primeira contribuição do livro reside em mostrar, como o pretendiam os autores, a diversidade e a maturidade da reflexão e da prática dos estudos da linguagem no Brasil.
Não faltam às respostas questionamentos acerca da própria adequação das designações “lingüista” e “lingüística”, bem como a idéia, louvável em todos os aspectos, de que definir esse campo de estudos depende do ponto de vista que se assume para fazê-lo. Devem-se mencionar ainda as excelentes discussões acerca do que é “servir para alguma coisa” quando se trata de ciência, e as interessantes reações sobre as relações da lingüística com a pós-modernidade, essa expressão-valise tão em voga em nossos dias. Precede cada depoimento um mini-currículo de cada entrevistado.
As perguntas feitas abarcam um largo espectro de questões relevantes para a compreensão do empreendimento do estudo lingüístico. São elas: “Que é língua? Qual à relação entre língua, linguagem å sociedade? Há vínculos necessários entre língua, pensamento å cultura? À linguagem tem sujeito? Que é lingüística? À lingüística é ciência? Para que serve à lingüística? À lingüística teria algum compromisso

Relacionados