299322671

1871 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

AMBIENTE EMPRESARIAL E FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças e conflito que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
O intuito desta pesquisa é analisar o nível de satisfação e motivação no trabalho dos colaboradores de cada empresa entrevistada, através da análise dos resultados da pesquisa de clima organizacional, como os colaboradores se sentem em seu local de trabalho, buscando aprimorar, através de técnicas de gestão, a qualidade do ambiente de trabalho de suas organizações, na entrevista realizada pediu para que os participantes indica-se um número 1- nada 2- indiferente e 3 Muito de como se sentiam no seu local de trabalho para pressionado, contrariado, á vontade e feliz.

Teoria Teoria de Maslow (1973) (análise das necessidades) – Teoria desenvolvida por Abraham Maslow na década de 50 que menciona que as necessidades humanas estão organizadas hierarquicamente. A satisfação de tais necessidades é que motiva o indivíduo na direção de objetivos. As primeiras formam a base da hierarquia e são as fisiológicas e as de segurança. As necessidades fisiológicas dizem respeito à sobrevivência. Ex: fome, sede, sono. As necessidades de segurança estão relacionadas à necessidade de proteção. Ex.: salário, aposentadoria, casa própria etc.
Necessidades secundárias são as afetivo-sociais, as de estima, e as de auto-realização, constroem o topo da hierarquia. Necessidades afetivo-sociais falam de o indivíduo pertencer a um grupo social. A

Relacionados