299157160141

1175 palavras 5 páginas
Aristósteles

Biografia

Aristóteles nasceu no primeiro ano da 99ª olimpíada (384a.C) em Estagira, na adolescência, partiu rumo a Atenas para estudar com Platão na Academia, sendo chamado por ele de "o leitor" pelos, hábitos do estagirita de ler e pesquisar as obras científico-literárias diretamente nos textos que compunham a tradição helênica. Aristóteles lia, e muito, pois em todas as suas obras demonstra um grande conhecimento dos pensadores que o precederam; foi ele também, segundo alguns testemunhos, quem por primeiro constituiu uma biblioteca, e com base em suas práticas foi criada a famosa Biblioteca de Alexandria. Foi durante vinte anos discípulo de Platão. Com a morte do mestre, instalou se em Asso, na Fólida, e depois em Lesbos, até ser chamado em 343 à corte de Filipe da Macedônia para encarregar-se da educação de seu filho, que passaria à história como o Alexandre o Grande. Em 333 voltou a Atenas, onde fundou o Liceu. Por mais treze anos dedicou-se ao ensino e à elaboração da maior de suas obras.
Reconhece que os indícios deste feito não podem se constituir como fato fundou o Liceu, sua própria escola, destacando-se, entre outras atividades, pelas estratégias que desenvolveu para definir e organizar o saber existente, elaborando refinado sistema de organização do conhecimento. No Liceu também se realizavam pesquisas científicas. Ademais, foi o local em que se reuniu material que deu origem a uma importante biblioteca. Assim, uma das atividades mais destacadas dos membros do Liceu consistia em reunir informações de todos os ramos do saber.
O estagirita, a partir de sua concepção enciclopédica do saber, foi o responsável pela identificação de vários ramos da ciência e de seus objetos de estudo, com imensa produção intelectual que gerou, entre outras coisas, até mesmo um lugar para estocar tanta engenhosidade e criatividade. Os estudos do filósofo grego abrangeram os mais diferentes temas, com impressionante perspicácia, vamos supor que nenhum outro

Relacionados