297820880159

836 palavras 4 páginas
Título: 07.ATIVIDADE – UNI IV (Prazo: 15/09)
ATIVIDADE – UNI IV (Prazo: 15/09)
ANÁLISE DE UM CASO REAL
“O CASO DO SABONETE LUX”
Autora - Profa. Iara Lucia Cardoso Alves Rangel
Adaptado – MOSCHETA, R. – Negociação e Solução de Conflitos. Atlas
Esse sabonete foi criado na década de 30 e a empresa Gessy Lever foi detentora da marca desde o início da década de 60, porém na década de 80 ela começou a obter quedas nas vendas do produto pelo motivo de que o mercado de consumo mudou seu comportamento de compra. Nesse período, as pessoas começaram a se transformar e ficaram muito preocupadas com cuidados com o corpo. Empresas concorrentes, mais ligadas ao comportamento do público alvo, observaram essa mudança de atitude nas pessoas e lançaram novos tipos de sabonetes no mercado, que logo foram conquistando as preferências das pessoas.
A Gessy Lever buscou a sua agencia publicitária, a J. Walter Thompson Publicidade, e solicitou uma campanha publicitária, pois queria inovar o LUX, lançando uma nova linha de sabonetes. A Thompson iniciou seu trabalho realizando uma série de pesquisas, e descobriu que as mudanças de mercado já estavam ocorrendo desde o início dos anos 70, quando as mulheres entraram no mercado de trabalho e já não se importavam mais em ser uma estrela de cinema, mas sim uma profissional de mercado. Importante ressaltar que as propagandas anteriores do sabonete LUX utilizavam musas do cinema e apresentavam o slogan - “Nove entre dez estrelas do cinema usam Lux”. Esse foi um sabonete sempre associado à beleza feminina de estrelas do cinema que estavam no auge da fama. Foi líder dentro de sua categoria e procurava sempre manter sintonia com a evolução da mulher, por esse motivo criava novos produtos com a promessa de redimensionar o prazer do banho.
A Thompson propôs uma campanha publicitária muito criativa que iria buscar a “nova mulher”, porém essa campanha iria custar à Gessy uma quantia muito alta, em torno de mais de um milhão de dólares. O que a

Relacionados