297321080116

643 palavras 3 páginas
TERMÔMETRO CLÍNICO ANALÓGICO

Termômetro Clínico Analógico

Um tubo de vidro oco com uma escala de temperatura desenhada em seu exterior. No Brasil a unidade de medida utilizada para a leitura correta da temperatura é o Grau Celsius e sua faixa de operação é de 35ºC à 42ºC. Como sua medida mínima é um décimo de grau, nos permite fazer a leitura fracionada com mais precisão.
Dentro do tubo de vidro maior, há um tubo de vidro menor, denominado tubo capilar. Este pequeno tubo armazena uma quantidade de fluido sensível ao calor, e em geral é utilizado o Mercúrio ou Álcool Colorido.
Para se fazer a leitura da temperatura do corpo, basta colocar o bulbo em contato com o corpo e aguardar a estabilização do fluido dentro do capilar.
Dentro do capilar, logo após o bulbo, há um estrangulamento do tubo antes que o fluido passe para o outro lado quando o mesmo sofre a dilatação. Esse estrangulamento serve como uma barreira que impede que o fluido volte para o bulbo no momento da mediçã

TERMÔMETRO CLÍNICO DIGITAL

Termômetro Clínico Digital

Um gabinete plástico envolve um circuito eletrônico alimentado por uma bateria semelhante a de um relógio, e o mesmo possui um sensor de temperatura da extremidade mais fina do equipamento.
A faixa de operação desse tipo de termômetro é entre 32ºC e 42,9ºC, e o formato foi desenhado para facilitar sua utilização, pois pode-se medir a temperatura do corpo pela via oral, posicionando o sensor abaixo da língua, embaixo das axilas e via retal.
O sensor de temperatura é um componente eletrônico, geralmente um termistor, que varia sua tensão conforme a temperatura aplicada, e essa tensão considerada analógica passa por outro componente que transforma esse sinal em digital e assim enviando as informações para a tela LCD a qual é visualizada pelo usuário.
Há um cronômetro interno, o qual é ativado após o usuário apertar o botão de início da medida, e assim o próprio equipamento avisa o término do

Relacionados