295620250116

979 palavras 4 páginas
Tema: Metanoia - Mudanças de homens e mulheres na idade entre 35 e 45 anos

Justificativa
Uma das áreas de investigação psicológica com maior produção científica é a que se ocupa do estudo do desenvolvimento humano. Essa área da psicologia busca o entendimento das mudanças que ocorrem com as pessoas no decorrer da vida e, para tanto, leva em consideração as diferenças e similaridades que caracterizam cada faixa etária.
Contudo, as características biológicas de cada idade são vistas como parte apenas de um processo que envolve também aspectos socioculturais e psicológicos conscientes e inconscientes.
A idade adulta é o conjunto de transformações e de desafios que ocorrem aproximadamente dos 20 anos aos 65 anos, mais propriamente do final da adolescência ao início da velhice. Durante a vida adulta são várias questões com as quais a pessoa se debate. O resultado da vivência desses momentos críticos pode ser um desejo urgente de fazer mudanças significativas em aspectos essenciais da vida como na carreira, aparência, relações afetivas e outros.
A palavra metanoia ( Do grego metánoia) significa mudar de conceito, mudar de ideia ou mudar seus próprios pensamentos. Para Carl Gustav Jung (1875-1961), criador da Psicologia Analítica, quando estamos na primeira metade de nossas vidas, a tendência é desenvolvermos um aspecto de nossa personalidade. Em outras palavras, nossa função dominante. Por exemplo, é comum vermos pessoas que foram extrovertidas na primeira metade da vida se tornando introvertidas, pois a mudança interior é constante e é natural passar de um polo oposto do outro.
O resultado da vivência desses momentos críticos pode ser um desejo urgente de fazer mudanças significativas em aspectos essenciais da vida como na carreira, aparência, relações afetivas e outros.
De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento humano, especialmente na visão Eriksoniana, toda fase da vida é caracterizada por crises de identidade. São momentos em que nos vemos diante de

Relacionados