295059710116

788 palavras 4 páginas
FIRP - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires

Atletismo

Washington Anderson Cardoso

Ribeirão Pires
2013
FIRP - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires

Atletismo

Washington Anderson Cardoso

Esse trabalho foi solicitado pelo Professor Mestre Laerte de Andrade da disciplina de Esporte Individuais no 1° semestre do Curso de Educação Física.

Ribeirão Pires
2013
Resumo
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista com corridas rasas e fundas, com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas como o decatlo, heptatlo e pentatlo. A corrida atletismo é composta nas mais variadas distâncias, como maratona, corrida de montanha, marchas atléticas e provas de cross country.

1. A história do Atletismo
A história do atletismo pode ser dividida em três períodos: o primeiro, de suas origens, nas civilizações primitivas, à extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.; o segundo, da Idade Média, a época de atividade descontínua ou mesmo de decadência para as competições de pista e campo, ao século passado, quando educadores vitorianos introduziram os esportes nas escolas inglesas, definindo-os, codificando-os e mais tarde difundindo-os pela Europa; e o terceiro, do renascimento dos jogos olímpicos, em 1896, com o barão francês Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias atuais.
O mais antigo registro de competições de atletismo data de 776 a.C., mas é certo que os esportes organizados, incluindo provas de pista e campo foram praticados muitos séculos antes. Já nas primitivas civilizações, o homem cultivava o gosto de competir, medindo sua força e rapidez e habilidade. Os exercícios destinados a aprimorar ou a manter a saúde do corpo decorriam da própria luta pela sobrevivência; obrigado a enfrentar, de início, inúmeros obstáculos naturais e, mais tarde, o seu

Relacionados

  • sua mãe
    691 palavras | 3 páginas