295007660141

645 palavras 3 páginas
NAÇÃO E ESTADO

Conceito de Nação - É uma nacionalidade de Estado e uma característica principais e que cada nação corresponde a um estado,como é o caso da Bélgica.
A nação está mais ligada ao fator tempo,pois sua história é elemento fundamental para sua conceituação.

Aspectos da Nação

Aspectos Naturais - A nação não define por raça ou etnia,há nação composta da mestiçagem de varias etnias, como o Brasil e aculturação da raça branca européia,negra africana e amarela Indígena,em determinada regiões a raça amarela japonesa,chinesa e coreana, a etnia árabe etc.

Aspectos histórico-culturais - Saõ muitos relevantes,pelo fato de ter sido colonizados pelos ingleses,diferentemente dos países da América Latina que falam espanhol e são católicos por ter sido colonizados pela Espanha. O Brasil tomou aspecto continental até hoje,conserva o fato histórico da união entre 1580 e 1640 das coroa Portugal e Espanha na cabeça dos Felipes de Habsburgo.
Outro aspectos destacado é a língua,ou idioma falado pela população,pois há uma nações bilíngües,e ate trilíngues como é o caso da Suíça, os suíços de fala italiana,alemã e de fala francesa.Em sentido oposto,nações diversas falam o mesmo idioma como a Argentina,Chile,Venezuela etc. é o caso também como o Brasil,Timor,Guiné-Bissau,Angola,Moçambique,entre outras que falam português, a limgua é o meio de expressa idéias e os sentimentos dos povos.

Aspectos psicológicos - É a consciência de ser povo autônomo, é uma consciência moral. Ou em suas palavras ‘ uma nação é uma alma, um principio espiritual,uma se encontra no passado e a outra no presesnte,uma é a posse de um rico de lembranças e a outra é o consentimento atual desejo de viver juntos,uma nação portanto uma grande solidariedade, construída pelo sentimento e dos sacrifícios que estamos disposto a fazer,o passado resume-se no presente,o desejo claramente expresso de continua a vida em comum’.

Relacionados