294 1426193844899

4857 palavras 20 páginas
SOCIOLOGIA
PROF. LUIS OTAVIO TELES ASSUMPÇÃO

1) Sociedade: soma ou síntese?
Um ensaio a partir de Émile Durkheim

Luis Otávio Teles Assumpção

A Sociologia tem como objeto o estudo da sociedade.

Entretanto, o que vem a ser “sociedade”? Não há consenso sobre sua definição. Dentre elas, uma das mais comuns entende-a como um grupo de indivíduos. Nesta visão, assemelha-se a um conceito de ordem quantitativa. Havendo pessoas, há sociedade, é o que se afirma.

Entretanto, “sociedade” é bem mais complexa que um mero “grupo de pessoas”. Na verdade, pode haver indivíduos e não haver sociedade, assim como pode haver sociedade sem a presença física de seus membros. O fundador da Sociologia, Émile Durkheim, dizia que ela é “exterior” aos indivíduos. Em As Regras do Método Sociológico, argumentava que não são os indivíduos dispostos conjuntamente que compõem uma sociedade. Ela é mais que o resultado de uma soma: “existe algo mais do que os elementos que a compõe”.

Um exemplo simples, mas esclarecedor, é um elevador lotado. Várias pessoas encontram-se próximas, aglomeradas, comprimidas. Desconhecidas, compartilham um espaço mínimo. No entanto, o sentimento geral é o de constrangimento, não se sentem à vontade.

Qual é a razão desse constrangimento coletivo?

Alí há um grupo de pessoas, juntas, o que está de acordo com a definição de sociedade acima apresentada. Mas não é possível falar que, efetivamente, se trata de uma sociedade. Falta algo mais. Inexiste aquilo que seja comum, compartilhado.

Sociedade, repetimos, não é um conceito quantitativo. Não corresponde a um grupo de pessoas. Este ponto é essencial. É, sobretudo, um conceito de ordem moral, essencialmente qualitativo. Refere-se antes à densidade que ao tamanho.

Uma analogia nos permite melhor compreender.

Um dos axiomas da Matemática afirma que a soma das partes compõe o todo. Por exemplo, a soma de 1 mais 1 mais 1 (as partes) compõe o todo (igual a 3). Este, por sua vez, pode ser decomposto nestas partes

Relacionados