293609790191

829 palavras 4 páginas
PUC-CAMPINAS
2007

TEMA 1: Mosaico: Desde a História até sua Construção
TEMA 2: Papel Reciclado

JUSTIFICATIVA – Tema 1:
Tendo como base as aulas de Artes estudadas, a intervenção será baseada no Estudo da Arte do Mosaico.
Esse conteúdo foi escolhido pelo fato de trabalhar interdisciplinadamente com a História, a Matemática e a Língua Portuguesa de uma forma diferente e interessante. Segundo as autoras FERRAZ e FUSARI (1999) pág 19, “A formação escolar pode e deve contribuir para que os alunos, a partir dessas vivências, desenvolvam, durante os cursos novas habilidades e saberes básicos, significativos e ampliadores de suas sensibilidades e cognições a respeito dessa modalidade artística”, ou seja, o estudo do mosaico desenvolve o conhecimento e a criatividade do aluno e no fim se conclui um trabalho bonito e que pode revelar no aluno um talento implícito.

JUSTIFICATIVA – Tema 2:
O tema reciclagem em aspectos diversos tem sido nos dias de hoje, uma abordagem comum nos meios de comunicação, nos projetos escolares e na sociedade como um todo. Essa abordagem traz consigo uma proposta ambiental com uma produção artística que desenvolve na criança não apenas a consciência de cooperar com o meio ambiente, mas também um nova maneira de trazer até a criança de forma lúdica a construção do papel reciclado e a importância dele na sociedade.

ARTICULAÇÃO DOS DOIS TEMAS:
Tanto o mosaico quanto o papel reciclado, ambas tem a proposta de trazer ao espaço escolar algo que tem sido restrito nas práticas educacionais. O fundamental é sair somente do teórico e trabalhar a prática artística com os sujeitos, pois esse mecanismo (teoria – prática) está muito escasso no ensino de artes, os alunos precisam aprimorar o fazer e o fazer só é adquirido a partir do momento que é proposto pelo professor. Para complementar esse argumento usamos as palavras de FERRAZ e FUSARI (1999) que traz a importância do mundo das aquisições, do trabalho, do sentimento, do simbólico que

Relacionados