293256470116

364 palavras 2 páginas
Tempos modernos

O filme tempos modernos fala sobre um personagem “o Vagabundo”,que tenta sobreviver em meio o mundo moderno e industrializado. É como uma forte crítica a algumas fazes da nossa história tais como o capitalismo.Aborda também como era o tratamento, e carga horária dos operários da época.
Na época em que se passa o filme 1936, era da Revolução Industrial, os patrões visavam somente seu lucro, e tratava seus funcionários como objetos. Eles tinham que almoçar trabalhando para não darem prejuízo, afinal, tempo é dinheiro, também trabalhavam com uma carga horária que quase dobrava o número de horas que é permito hoje e claro não tinham seus direitos garantidos por lei.Tempos modernos ressalta uma das idéias socialistas, de que um operário trabalha mais seu salário não deve ser suficiente para obter o fruto do seu trabalho.Também é retratado no filme o investimento em tecnologias, para que diminuísse o tempo e aumentasse a produtividade.Para contribuir com esse fato, adotaram uma engenhoca que se utilizada pelos operários diminuíra o tempo gasto com suas refeições.
Os donos das empresas buscavam incessantemente novos aperfeiçoamentos para as máquinas, com um só pensamento: substituir o trabalho humano.Só que não contavam muita produção traria problemas, a crise da depressão; a população não tinha mais necessidades de mercadorias e então deixaram de comprar.
Hoje em dia, quase nada mudou em relação a busca pela tecnologia, a cada dia que passa aparecem novas, e claro, quem não se qualificar ou mesmo se adaptar a ela fica fora do mercado de trabalho.
Com relação aos operários, já foram conquistados alguns direitos que são garantidos por lei, como por exemplo a carga horária da jornada de trabalho, direito a férias e outras, mas ainda vemos em alguns lugares pessoas trabalhando em regime de escravidão.
Contudo, temos a certeza de que ainda estamos presos nos erros do passado, e que ainda á

Relacionados