293024 Gabarito Exames Androl gicos

798 palavras 4 páginas
Exames Andrológicos

Exame Cão:

É um cão maduro, que parece apresentar um problema de fertilidade adquirido, pois já teve fertilidade normal antes, pelo que foi dito na anamnese. Os testículos tem tamanhos normais, mas com consistência flácida, indicativo de que os túbulos seminíferos estão com epitélio baixo e luz ampla, apesar de diâmetro normal. As caudas dos epidídimos flácidas indicam que estão vazias, o que deve ser resultado da baixa produção de espermatozóides pelos testículos. Demais órgãos genitais não apresentam alterações.
À coleta do sêmen, verifica-se que foi utilizada técnica adequada, e que o cão não apresentou dificuldades para ter ereção e ejaculação, com boa libido.
O espermiograma mostrou, como anormalidades, motilidade e vigor baixos, além de baixa quantidade de espermatozóides no ejaculado. Estes achados confirmam a baixa produção testicular, e não devem ser resultado de problemas na coleta de sêmen, pois não parece ter havido dificuldade de coleta e/ou ejaculação incompleta. Os defeitos espermáticos estão muito elevados, com defeitos tipicamente de testículos (cabeça) e demais que devem ter a mesma origem (GCP, acrossoma, PI).
Este cão tem diversos sinais indicativos de degeneração testicular grave: é um problema adquirido; testículos de tamanhos normais com flacidez; produção baixa de espermatozóides e com muitos defeitos; tem uma indicação de possível causa – estresse.
Para este animal recomenda-se retirar a causa do estresse e repetir novo exame em pelo menos 60 dias, pois é o tempo necessário para um ciclo completo de espermatogênese sem os efeitos negativos do estresse, que provocaram a degeneração testicular. Se o diagnóstico estiver correto, este animal poderá voltar à normalidade.

Exame do Equino:

Observe que o animal tem órgãos genitais normais, com tamanho e consistência dos testículos normais e caudas dos epidídimos tensas, indicando estarem cheias.
O espermiograma mostra que tem uma produção normal de espermatozóides, mas

Relacionados