29233 35574 GestaodePoliticasPublicas

816 palavras 4 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Nome do(a) aluno(a): Diego da Silva Goularte
Disciplina: Gestão de Políticas Públicas
Professor: Luciana Flôr Correa
Data: 10/09/2014

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

Com base nos estudos desta disciplina e no texto citado a seguir1, responda a questão que segue.

A política é como a perfuração lenta de tábuas duras. Exige tanto paixão como perspectiva. Certamente, toda experiência histórica confirma a verdade ─ que o homem não teria alcançado o possível se repetidas vezes não tivesse tentado o impossível. Mas, para isso, o homem deve ser um líder, e não apenas um líder, mas também um herói, num sentido muito sóbrio da palavra. E mesmo os que não são líderes nem heróis devem armar-se com a fortaleza de coração que pode enfrentar até mesmo o desmoronar de todas as esperanças, ou os homens não poderão alcançar nem mesmo aquilo que é possível hoje. Somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista, for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para o que ele lhe deseja oferecer. Somente quem, frente a tudo isso, pode dizer "Apesar de tudo!" tem a vocação para a política. (WEBER, p. 153, 1919 apud REIS, 1989, p. 15).
Explique como a compreensão sobre o conceito de política pode nos ajudar a entender os problemas com que se defronta a ordem política brasileira atualmente. Fundamente a sua resposta por meio de um texto contendo de 8 a 12 linhas.
3,0 pontos

Considerando que dentre as definições possíveis para a política estão associadas às ações de governo e de administração do Estado e que também diz respeito à forma como a sociedade civil se relaciona com o próprio Estado, vejo que a descrença desta sociedade nos representantes

Relacionados