2906671701/83

436 palavras 2 páginas
Cesar Luiz de Lima Jr / Redes de computadores

Atividade – 08/10
Cite duas responsabilidades do gerenciamento de memória de um S.O.
R. Armazenar novos processos em memória sem destruir um processo que já está atualmente na memória; Ocupação da memória.
Explique o conceito de fragmentação. Apresente um exemplo para a técnica de partições fixas.
R. Fragmentação é espaço alocado e não utilizado, parte dedicada aos processos é subdividida em partições de tamanhos iguais ou diferentes, porém sempre fixos.
Explique o motivo da ocorrência de fragmentação externa. Como seria possível solucionar tal problema?
R. Começa a acontecer quando os programas forem terminando e deixando espaços cada vez menores na memória, não permitindo o ingresso de novos programas. A solução é reunir espaços adjacentes conforme os programas terminam.
Explique o motivo do sistema de gerenciamento de memória através de partições fixas gerar fragmentação maior do que o sistema de partições variáveis ?
R. Partições fixas gera maior fragmentação porque o espaço interno não utilizado em cada partição é desperdiçado.
Como funciona a técnica de swapping? Qual seria o seu problema?
R. Realizar uma troca de processos, um dos processos em RAM é deslocado para uma memória secundária (swap out) e dá lugar ao “novo” processo (swap in). Não havendo espaço para crescimento ou relocação, e/ou a área de swap estiver cheia, o processo poderá ficar em estado de espera ou ser terminado.
Suponha um sistema computacional com 128Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 64Kb que implementa alocação particionada estática relocável. Considere também que o sistema foi inicializado com três partições: P1 (8Kb), P2 (24Kb) e P3 (32Kb). Calcule a fragmentação interna da memória principal após a carga de três programas: PA, PB e PC.
P1 ← PA (6Kb); P2 ← PB (20Kb); P3 ← PC (28Kb)
Fragmentação P1=2Kb ; P2=4Kb ; P3=4Kb
P1 ← PA (4Kb); P2 ← PB (16Kb); P3 ← PC (26Kb)
Fragmentação P1=4Kb ;

Relacionados