290600 Gastaldo Considera Es Sobre O Pa S Do Futebol 1

6319 palavras 26 páginas
INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA – 1 a 5 Set 2002

CONSIDERAÇÕES SOBRE “O PAÍS DO FUTEBOL”:
MÍDIA E COPA DO MUNDO NO BRASIL 1

Édison Luis GASTALDO
Professor PPG Ciências da Comunicação,
UNISINOS

RESUMO - Este trabalho relaciona o discurso midiático à Copa do Mundo no Brasil.
Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos “meios de comunicação de massa”, discuto o processo pelo qual a mídia atua na sociedade, a partir da noção de
“mediação”. A partir de dados sobre a audiência e foco temático na televisão brasileira durante a Copa do Mundo de 1998, analiso o papel desempenhado pela mídia na construção social do interesse pela Copa do Mundo no Brasil. Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaco, entretanto, a participação da mídia neste processo.
Palavras-chave: mídia; copa do mundo (futebol); identidade nacional.

1 Trabalho apresentado no NP18 – Núcleo de Pesquisa Mídia Esportiva, XXV Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Salvador/BA, 04 e 05. setembro.2002.

INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA – 1 a 5 Set 2002

1. Introdução
Este ensaio tem por objetivo analisar a relação entre a “mídia” (os chamados
“meios de comunicação de massa”) e o evento esportivo “Copa do Mundo”, campeonato mundial de seleções nacionais de futebol, que desempenha um papel de extraordinária importância social no Brasil.
Acredito que, embora não determine ou condicione comportamentos ou ações sociais, a mídia certamente atua como um fator de poderosa influência no campo social.
Na medida em que o discurso da mídia articula determinados significados aos fatos enquanto oculta outros, é construída nesse discurso uma determinada “definição de realidade”, que, dada a imensa difusão social de seus veículos, tem grande

Relacionados