290304111/20

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO
TURNO: VESPERTINO
NIVEL: ENSINO MÉDIO
TURMA: 1º ANO G

KARL HENRICH MARX: A história e os Indivíduos

Airton Verneque
Antônio MarcosDionielson

Marcos Antônio

Pedro Lucas

Tales Ximenes

ROSÁRIO-MA
2013

COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO
TURNO: VESPERTINO
NIVEL: ENSINO MÉDIO
TURMA:1º ANO G

KARL HENRICH MARX: A história e os Indivíduos

Seminário apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Sociologia ministrada pela professoraROSÁRIO-MA
2013

INTRODUÇÃO

A 5 de maio de 1818 nasce Karl Marx, na pequena cidade alemã conhecida pelo nome de Tréves. Seu pai, Hirschel Marx, advogado judeu, pôde proporcionar à sua família uma vida nos padrões de classe média.
Começou seus estudos universitários em Bonn, preocupando-se com direito, História, Filosofia, Arte e Literatura. Contudo, concluiu seusestudos superiores na Universidade de Berlim.
A pretensão de Marx era tornar-se professor de alguma universidade alemã e prosseguir com suas pesquisas sociais. Entretanto, quando se diplomou, era simpatizante da obra de um filósofo que falecido poucos antes: Hegel. Marx foi um crítico das teses de Hegel. No entanto quando o representante do governo alemão, Frederico IV descobriu que ele erasimpatizante de Hegel, começou a persegui-lo. Com isso, Marx foi proibido de pôr os pés numa universidade, estando, portanto desempregado.
Marx viveu um tempo na França, começou a interessar-se pelo movimento dos trabalhadores. Diante de tanta exploração e miséria, a única coisa a ser feita é o trabalhador unir-se e lutar pelos seus direitos. Com essa ideia, passa a se dedicar à ajudar aostrabalhadores para sua organização;: tudo o que escreve, artigos e livros, passa a ser com o objetivo de mostrar o quanto a sociedade capitalista produz de injustiça. Para acabar com os problemas sociais, seria necessário acabar com o capitalismo e começar a construir uma nova sociedade, onde todos os que trabalhassem recebessem o suficiente para viver bem. Onde todas as decisões fossem tomadasdemocraticamente pela maioria das pessoas. Uma sociedade onde não existissem nem ricos, nem pobres, enfim, lutar pela criação da sociedade socialista.
Contudo foi lutando junto com os trabalhadores pela instauração do socialismo que Marx escreveu os seus livros, que explicam a sociedade em que vivia, ou seja, a capitalista. Sua obra é muito grande, e durante a vida, Marx não pôde ver as consequências do quetinha escrito. Morreu sendo pouco conhecido, a não ser pelos trabalhadores. No entanto, com o passar dos anos, seus livros tornaram-se mundialmente famosos, inspirando os mais diversos movimentos de libertação da humanidade.

PRINCIPAIS OBRAS

Manuscritos econômicos filosóficos, 1844.
A ideologia Alemã, 1845 (escrito com Engels)
A miséria da Filosofia, 1847.
Manifesto Comunista, 1848.
Aslutas de classe na França entre 1848 e 1850.
O 18 Brumário de Luís Bonaparte, 1852.
Contribuição à crítica da Economia Política, 1857.
O Capital, 1867

O CAPITAL (A obra mais importante na vida de Marx)
Segundo Karl Marx em sua obra cita que: o capitalismo originou o acúmulo de capital nas mãos de uma minoria com a intenção de obter cada vez mais lucro, controlando os meios de produção e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 20
  • 20
  • 20
  • 20
  • 20
  • Rio + 20 ou rio
  • A década de 20
  • Rio+20

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!