29005101384

1765 palavras 8 páginas
2.3 Balanço Social
2.3.1 Definição
De acordo com Iudícibus et al. (2000, p. 31), "o Balanço Social busca demonstrar o grau de responsabilidade social assumido pela empresa e assim prestar contas à sociedade pelo uso do patrimônio público, constituído dos recursos naturais, humanos e o direito de conviver e usufruir dos benefícios da sociedade em que atua".
Para Tinoco (2001, p. 14), "Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que visa evidenciar, da forma mais transparente possível, informações econômicas e sociais, do desempenho das entidades, aos mais diferenciados usuários, entre estes os funcionários".
Esse conceito apresenta o Balanço Social como instrumento de gestão e de informação econômica e social, o qual é mais amplo que os demais.
Freire & Rebouças (2001, p. 69), assim, se pronunciam:
O balanço social pode ser considerado como uma demonstração técnicogerencial que engloba um conjunto de informações sociais da empresa, permitindo que os agentes econômicos visualizem suas ações em programas sociais para os empregados (salários e benefícios), entidades de classe (associações, sindicatos), governo (impostos) e cidadania (parques, praças, meio ambiente etc.).
A definição de Freire & Rebouças dá a idéia de que as informações contidas no Balanço Social estejam voltadas apenas aos interesses dos gestores.
Observa-se que os conceitos acima apresentados estão formulados dentro de uma visão bastante contemporânea do Balanço Social, haja vista trazerem em seu bojo, direta ou indiretamente, a idéia de responsabilidade social em termos econômicos e sociais, bem como a inclusão da preocupação com o meio ambiente.
2.3.2 Objetivo do Balanço Social
Independente da sua formatação, o Balanço Social deve ter por objetivo demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio em que está inserida, ressaltando-se os aspectos de recursos humanos, contribuição para o desenvolvimento econômico e social, ambientais e contribuições para a

Relacionados